11-98400-9042 / 11-98139-6454 clinicasolnascente10@gmail.com

Por que é dito que a doença da dependência química ou alcoólatra é uma doença progressiva ?

Com a experiência que temos aqui na Clínica de Recuperação Sol Nascente, vemos que as pessoas que chegam para fazer um tratamento já estão bastante debilitados. Raramente recebemos pacientes que estão começando a usar drogas. E por que isso acontece ?

Quando o corpo ainda não criou tolerância a droga, basta uma pequena dose da substância para que o indivíduo se sinta saciado ou alcance o prazer imediato que busca ao usar a substância. Com o tempo o corpo vai gerando tolerância a droga e exige que o usuário ingira uma quantidade maior de droga para sentir o efeito da mesma.

Isso acontece também com a substituição de drogas classificadas como mais fracas por drogas mais fortes.

Um exemplo que podemos dar é um adolescente que aos 15 anos começa a fumar maconha, no início ele fuma apenas aos finais de semana, com o tempo ele começa a fumar também durante a semana e em maior quantidade. Esse mesmo adolescente por já estar envolvido com drogas, inevitavelmente estará também envolvido com outras pessoas também que usam drogas e dentre essas pessoas existem algumas que usam a cocaína ao invés da maconha. Em questão de tempo, caso haja a pré-disposição esse adolescente agora já com 17 anos experimenta a cocaína e acaba gostando de seu efeito. Dai então dá-se o início a mais um ciclo, no início a quantidade é pequena e apenas em ocasiões específicas, mas com o tempo  assim como aconteceu com a maconha, a doença progride e o dependente precisa de doses maiores da substância para se saciar.

Seguindo esse esquema, temos um estilo escalonado de uso. A muito comum também usuários misturarem drogas umas com as outras, sempre buscando aquele prazer que encontrou na primeira dose e como isso não acontece, o dependente vive em uma busca incessante pelas substâncias. Trocam ou vendem tudo que tem para conseguir drogas, roubam dentro ou fora de casa e muitas vezes vão parar nas ruas pois a família não sabe lidar com tais situações.

Por isso se você tem em sua família alguém que usa drogas, seja qual tipo for e indiferente da frequência, tome logo providências para que o quadro não se torne mais difícil de ser tratado. O quanto antes o dependente químico encontrar tratamento maiores são as chances de recuperação, conte conosco. Converse com um de nossos especialistas e tire todas as suas dúvidas, estão prontos a ajudar.

error: Conteúdo Protegido.