11-98400-9042 / 11-98139-6454 clinicasolnascente10@gmail.com

Quando falamos de dependência química ou alcoólica pensamos no individuo que esta envolvido com o vício, pensamos em o quanto ele está se degradando e perdendo tudo que tem. Porém ele não é o único impactado por essa tragédia social que é o vício, o trafico e a criminalidade. Estudos feitos pelo INPAD ( Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia do álcool e outras drogas )  mostram que no  âmbito familiar cada usuário atinge em média mais 4 pessoas a sua volta, se esse número for contabilizado chega a 28 milhões de brasileiros.

A família é afetada de diversas formas, problemas como depressão e insônia são os mais comuns, mas se pensarmos mais profundamente podemos dar um exemplo onde em uma família existe o pai a mãe e 2 filhos, sendo que 1 desses dois filhos é dependente químico e o outro não. Nesse caso as atenções são todas voltadas ao dependente, e o filho que não tem nenhum problema com droga ou álcool acaba sendo deixado de lado pelos pais. Temos que lembrar que apesar do segundo filho não ter problemas com drogas ou álcool ele também tem suas dificuldades e acaba tendo que lidar com elas sozinho.

Outro exemplo que podemos citar é de uma mãe que tem um filho viciado em casa e trabalha em uma empresa onde tem diversos subordinados sob sua responsabilidade. Muitas vezes essa pessoa acaba de maneira inconsciente descontando sua raiva, impotência e desgosto nos funcionários que por sua vez levam também problemas para suas casas. Isso acontece como um efeito dominó onde a primeira peça que cai é o usuário, levando junto com ele muitas pessoas que estão ligadas direta ou indiretamente a ele.

Além desse exemplo outro dado levantado pelo INPAD ( Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia do álcool e outras drogas )  mostra que 22% da população brasileira foi vítima dviolência doméstica na infância, sendo que, em 20% dos casos, o abusador estava alcoolizado. A cocaína está associada a 31% dos casos de violência física na infância, enquanto a maconha está ligada a 12% das ocorrências do tipo.

A dependência química é uma doença muito séria que pode ser tratada. Nós da Clinica de Recuperação Sol Nascente estamos dispostos a ajudar não só o dependente como também seus familiares.

Venha nos fazer uma visita, navegue pelo nosso site, veja as fotos e nos mande uma mensagem se tiverem alguma dúvida. Não vamos tapar os olhos para esse problema. Vamos juntos agir antes que seja tarde demais.

 

 

 

error: Conteúdo Protegido.