Precisamos aqui falar um pouco de codependência que é um estado onde a família adoece junto com o dependente. Acredita que lhe dando amor em excesso ou fazendo suas vontades, pensa que irá ajudar no processo de tratamento, mas o dependente químico é bem conhecido por querer fazer apenas suas vontades.
De uma ceta forma o codependente adoce enquanto sofre ou “luta” para tentar tirar um ente querido das drogas, ou do álcool, existem diversos grupos de apoio ao familiar do dependente químico.

ONDE ENCONTRAR AJUDA ?
1.Al-Anon: Os Grupos Familiares Al-Anon são uma associação de parentes e amigos de alcoólicos que compartilham sua experiência, força e esperança, a fim de solucionar os problemas que têm em comum. ( http://www.al-anon.org.br/)
2 . Nar-Anon: Nossa experiência tem demonstrado que a frequência regular às reuniões realizadas nos Grupos Nar-Anon é fundamental para a recuperação do nosso equilíbrio emocional. Nas reuniões os familiares e amigos de dependentes químicos trocam experiências e expressam seus sentimentos. A leitura da Literatura Nar-Anon nos mantêm em contato com uma nova e adequada maneira de viver e conviver. (https://www.naranon.org.br/)
3 . Amor exigente: Nossa experiência tem demonstrado que a frequência regular às reuniões realizadas nos Grupos Nar-Anon é fundamental para a recuperação do nosso equilíbrio emocional. Nas reuniões os familiares e amigos de dependentes químicos trocam experiências e expressam seus sentimentos. A leitura da Literatura Nar-Anon nos mantêm em contato com uma nova e adequada maneira de viver e conviver. (https://www.naranon.org.br/)